Quando digo leitor crítico quero dizer que venho me especializando para reconhecer qualidades, dificuldades e problemas em trabalhos acadêmicos. E, mais que isso, fazer um parecer fundamentado.

Faz mais de vinte anos que venho trabalhando com Metodologia de Pesquisa, tanto em aulas na graduação como na pós-graduação, orientando alunos e clientes.

Minha experiência começou com Sérgio Miceli e as rodas de discussão de projetos de pesquisa que fazíamos no doutorado em Sociologia, na USP. Com ele aprendi como ler projetos, assim como não somente criticar, mas propor e pensar em alternativas para quem estiver redigindo. Ou seja, se for só para criticar, não diga nada! Só critique se tiver propostas, formas, horizontes, caminhos. E quando eu leio um texto, eu procuro pensar em soluções e melhorias.

Trabalhei durante cinco anos no Comitê Científico da Unimep. Este era o lugar em que fazíamos avaliação de projetos de pesquisa que, posteriormente, se transformariam em Iniciação Científica, PIBIC/CNpQ. Li, aprovei e reprovei muitos projetos, tanto lá como em revistas acadêmicas. A parte mais legal é o trabalho que isto dá, pois não é possível fazer um parecer com simplesmente “sim ou não”. E aí está a dificuldade: como fundamentar a decisão e a avaliação? Pareceres exigem leitura atenta para entender o que o escritor pretende dizer, crítica fundamentada e discurso racional.

Em um espaço de orientação pude desenvolver minha habilidade de leitura e avaliação. Acompanhar os alunos nas dificuldades de pesquisa, pensar em caminhos possíveis, pensar junto. Muitas vezes descobrir o que o aluno queria fazer, embora, muitas vezes, nem ele mesmo soubesse. Ler de fora permite distanciamento e novidade, e maior compreensão global.

E, finalmente, minha pergunta fundamental: o que vou aprender com você?

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