Quem sou eu?
Leitor Crítico
Quando digo leitor crítico quero dizer que venho me especializando para reconhecer qualidades, dificuldades e problemas em trabalhos acadêmicos. E, mais que isso, fazer um parecer fundamentado.
Faz mais de vinte anos que venho trabalhando com Metodologia de Pesquisa, tanto em aulas na graduação como na pós-graduação, orientando alunos e clientes.
Minha experiência começou com Sérgio Miceli e as rodas de discussão de projetos de pesquisa que fazíamos no doutorado em Sociologia, na USP. Com ele aprendi como ler projetos, assim como não somente criticar, mas propor e pensar em alternativas para quem estiver redigindo. Ou seja, se for só para criticar, não diga nada! Só critique se tiver propostas, formas, horizontes, caminhos. E quando eu leio um texto, eu procuro pensar em soluções e melhorias.
Trabalhei durante cinco anos no Comitê Científico da Unimep. Este era o lugar em que fazíamos avaliação de projetos de pesquisa que, posteriormente, se transformariam em Iniciação Científica, PIBIC/CNpQ. Li, aprovei e reprovei muitos projetos, tanto lá como em revistas acadêmicas. A parte mais legal é o trabalho que isto dá, pois não é possível fazer um parecer com simplesmente “sim ou não”. E aí está a dificuldade: como fundamentar a decisão e a avaliação? Pareceres exigem leitura atenta para entender o que o escritor pretende dizer, crítica fundamentada e discurso racional.
Em um espaço de orientação pude desenvolver minha habilidade de leitura e avaliação. Acompanhar os alunos nas dificuldades de pesquisa, pensar em caminhos possíveis, pensar junto. Muitas vezes descobrir o que o aluno queria fazer, embora, muitas vezes, nem ele mesmo soubesse. Ler de fora permite distanciamento e novidade, e maior compreensão global.
E, finalmente, minha pergunta fundamental: o que vou aprender com você?
Serviços
Assessoria Acadêmica
Não vou escrever o seu trabalho. Meu objetivo é fazer uma orientação inicial do projeto de pesquisa, e ajudar a estruturar o trabalho de acordo com a lógica de trabalho científico. Por isso, sou capaz de avaliar pesquisas em diferentes áreas de conhecimento. O que faço é orientar a estrutura e a lógica de apresentação do trabalho. A estrutura dos trabalhos científicos é sempre a mesma, seja em exatas, humanas ou biológicas, por isso consigo muitas vezes orientar trabalhos de diferentes áreas de conhecimento. Faça um Text Drive!
Revisão e Preparação de Texto
Revisão gramatical - correção de diversos aspectos gramaticais, tais como: ortografia, acentuação, concordância verbal, concordância nominal, regência verbal e nominal e pontuação.
Revisão gramatical e reorganização textual - além da correção gramatical básica, esta revisão contempla ainda: coerência e coesão textuais; reorganização sintática das frases, buscando obter maior clareza e fluidez; sugestões de substituição de termos repetidos; sugestões de adequação vocabular para obtenção de significados mais precisos; levantamento de problemas referentes à falta de inteligibilidade do texto.
Formatação ABNT e Vancouver de dissertação, tese, monografia e outros textos
Saiba mais
Orientação
Posso orientar e acompanhar o desenvolvimento da redação e da pesquisa. Todavia, não se esqueça: Eu não sou seu orientador, nem quero entrar em conflito com ele(a). Por isto, acredito que a melhor modo de trabalhar é no sentido de parecer. Faço um parecer. Se fizer sentido, você usa, pensa, repensa, discute com o orientador(a).
Saiba mais